terça-feira, 29 de novembro de 2011

Lançamentos: vertical, horizontal e obliquo.


Movimento Vertical
Se largarmos uma pena e uma pedra de uma mesma altura, observamos que a pedra chegará antes ao chão.
Por isso, pensamos que quanto mais pesado for o corpo, mais rápido ele cairá. Porém, se colocarmos a pedra e a pena em um tubo sem ar (vácuo), observaremos que ambos os objetos levam o mesmo tempo para cair.
Assim, concluímos que, se desprezarmos a resistência do ar, todos os corpos, independente de massa ou formato, cairão com uma aceleração constante: a aceleração da Gravidade.
Quando um corpo é lançado nas proximidades da Terra, fica então, sujeito à gravidade, que é orientada sempre na vertical, em direção ao centro do planeta.
O valor da gravidade (g) varia de acordo com a latitude e a altitude do local, mas durante fenômenos de curta duração, é tomado como constante e seu valor médio no nível do mar é:
g=9,80665m/s²
No entanto, como um bom arredondamento, podemos usar sem muita perda nos valores:
g=10m/s²

Lançamento Vertical
Um arremesso de um corpo, com velocidade inicial na direção vertical, recebe o nome de Lançamento Vertical.
Sua trajetória é retilínea e vertical, e, devido à gravidade, o movimento classifica-se com Uniformemente Variado.
As funções que regem o lançamento vertical, portanto, são as mesmas do movimento uniformemente variado, revistas com o referencial vertical (h), onde antes era horizontal (S) e com aceleração da gravidade (g).
Sendo que g é positivo ou negativo, dependendo da direção do movimento:

Lançamento Vertical para Cima
g é negativo
Como a gravidade aponta sempre para baixo, quando jogamos algo para cima, o movimento será acelerado negativamente, até parar em um ponto, o qual chamamos Altura Máxima.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Curso de Engenharia Civil realizou 2ª Competição de Pontes de Espaguete


14 de novembro de 2011
Quatro equipes participaram da competição, sendo que a estrutura vencedora suportou 51,04 kg
Os estudantes do curso de Engenharia Civil participaram na última sexta-feira, dia 11, da 2ª Competição de Pontes de Espaguete, promovida pelo Grupo PET EGC e pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil.

Quatro grupos, constituídos por estudantes de vários semestres, aceitaram o desafio de construir pontes de espaguete utilizando como materiais massa e uma cola especial, especificadas através de um regulamento. As estruturas obedecem a critérios de peso e medidas, sendo que a vencedora é a ponte que suporta o maior peso. Os acadêmicos contaram com a orientação do professor Valdi Henrique Spohr.

A competição teve início com uma breve fala do professor, que destacou o objetivo da atividade, que é complementar os conceitos e teorias vistos em sala de aula. Em seguida, ocorreu o sorteio dos grupos, que definiu a ordem de realização dos testes. O grupo “Já que tá que vá” foi o grande vencedor, suportando 51,04 kg. O grupo “A Zebra” suportou 21,04 kg, o grupo “Romana” 12,04 kg e o grupo "C" 31,04 kg.

O acadêmico Cristiano Schmidt, líder do grupo vencedor, destacou a dedicação dos acadêmicos. “Foi muito bom participar, pois foi uma atividade de integração, onde participaram estudantes de todos os semestres desde o primeiro até o último. A gente se dedicou bastante, sendo que nos reunimos sete vezes, seguindo até de madrugada”.


sábado, 5 de novembro de 2011

Vetores

Vetores
Determinado por um segmento orientado AB, é o conjunto de todos os segmentos orientados equipolentes a AB.
Se indicarmos com este conjunto, simbolicamente poderemos escrever:

onde XY é um segmento qualquer do conjunto.
O vetor determinado por AB é indicado por  ou B - A ou .
Um mesmo vetor  é determinado por uma infinidade de segmentos orientados, chamados representantes desse vetor, os quais são todos equipolentes entre si. Assim, um segmento determina um conjunto que é o vetor,

terça-feira, 1 de novembro de 2011

FUNÇÃO DA QUÍMICA INORGÃNICA

Algumas substâncias químicas com propriedades semelhantes foram agrupadas em funções químicas.
Função Química – conjunto de compostos com propriedades químicas semelhantes.
As substâncias inorgânicas se dividem em quatro grandes grupos que são conhecidos como as funções da química inorgânica. São elas: ácidos, bases, óxidos e sais. Há também as funções orgânicas que são os hidrocarbonetos, alcoóis, cetonas, aldeídos, éteres, ésteres, ácidos carboxílicos, aminas e amidas.
ÁCIDOS
 Ácido é toda substância que em água produz o cátion H+. 
Quando um ácido entra em contato com a água, ele se ioniza e libera H+.