domingo, 4 de dezembro de 2011

Resumos de Responsabilidade Social e Meio Ambiente - Capitulo 1 ao 8


Capítulo 01 – Ecossistemas

Resumo
Os Ecossistemas são sistemas complexos formados por dois grupos de componentes: os organismos vivos (plantas, animais, microorganismos), que constituem a Biótica e os organismos não vivos (ar, água, solo, vento), que constituem a Abiótica. Esses dois grupos são inseparavelmente inter-relacionados e são muito importantes, porque é dos serviços ambientais produzidos pelos ecossistemas que o homem obtém os benefícios para a vida em sociedade.

Os serviços ambientais são os benefícios que os seres humanos obtêm da natureza e que são produzidos pelas interações que ocorrem dentro dos ecossistemas. Muitos desses serviços são essenciais à sobrevivência do homem, outros aumentam o seu bem estar. Os alimentos e a água que nos mantêm vivos, a madeira que nos fornece abrigo e móveis, e até mesmo o clima e o ar que respiramos, todos são produtos dos sistemas vivos deste planeta.
O estado atual da natureza e sua utilização pelo homem tem sido tema de intensos estudos pelo mundo todo. Em 2005 a Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu um inventário sobre o estado de uso da natureza pelos seres humanos. Este documento é chamado de Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM) e sua finalidade é fornecer as bases científicas para que governos, sociedade civil e empresas assumam ações que propiciem a conservação, o manejo sustentável e o uso dos ecossistemas e seus serviços.
Neste estudo foram consideras questões como: clima, biodiversidade, desertificação e áreas úmidas. A mensagem síntese da Avaliação Ecossistêmica do Milênio descreve o preocupante estágio em que se encontra o suporte dos recursos naturais utilizados pelos empreendimentos e pela sociedade como um todo, alertando que o mundo pode sofrer um colapso ambiental ainda este século. Mas, o mesmo relatório também indica que ainda há uma possibilidade de mudar este rumo se forem tomadas medidas quanto ao uso indiscriminado dos serviços ambientais.
Estudos recentes da ONU revelam que nos últimos 50 anos o homem modificou os ecossistemas mais rápida e extensivamente que em qualquer outro intervalo de tempo equivalente na história da humanidade e, na maioria das vezes, fez isto para suprir rapidamente a crescente demanda por alimentos, água doce, madeira, fibras e combustível.
Esta modificação dos ecossistemas apontada pela ONU acarreta uma crescente degradação ambiental, pois como alerta a Avaliação Ecossistêmica do Milênio, 60% dos serviços ambientais essenciais à sobrevivência do homem estão em estágio acelerado de degradação.
O que se pode observar diante desses estudos relatados é que, em nome do desenvolvimento, os serviços naturais encontram-se severamente ameaçado.
O custo total dessas perdas ambientais é de difícil mensuração, mas é alto e continua a crescer, e embora a capacidade da ciência de entender e prever esses processos tenha aumentado muito, eles ainda são imprevisíveis e surgem na forma de novas epidemias de doenças (Aids, gripe suína), mudanças climáticas (tsunamis, terremotos), extinção de espécies, perda da qualidade da água, e em um futuro breve os serviços ambientais não estarão disponíveis gratuitamente.
Políticas futuras devem ter por objetivo satisfazer as necessidades humanas a um preço menor sobre os sistemas naturais. Sem esta mudança, os sistemas naturais não mais poderão prover nossas necessidades em longo prazo.

Capítulo1 - Ecossistemas

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Responsabilidade Social - Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.
Meio ambiente - É a realidade física e orgânica de um determinado espaço, que pode compreender tanto um ecossistema como toda a biosfera.
Ecossistemas - São sistemas complexos, formados por dois grupos de componentes: os organismos vivos, constituintes da Biótica (plantas, animais, bactérias), e os organismos não vivos, constituintes da abiótica (ar, água, solo, vento).
Serviços ambientais - São os benefícios que os seres humanos obtêm da natureza e que são produzidos pelas interações que ocorrem dentro do ecossistema.
A Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM) - Inventário lançado em 2005 pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o estado de uso da natureza pelos seres humanos, incluindo questões como o clima, a biodiversidade, a desertificação e as áreas úmidas.
ONU - Organização das Nações Unidas. Fundada oficialmente em 24 de outubro de 1945, em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o final da Segunda Guerra Mundial. Sua atual sede é na cidade de Nova York

Capítulo 02 – Aquecimento Global

Resumo
De todas as mudanças que a civilização vem impondo aos ecossistemas a mais impactante de todas é o aquecimento global, ou seja, o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra.
Um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global é o Dióxido de carbono (Co2), que é um gás emitido pelas nossas fontes básicas de energia como o carvão, o petróleo e o gás. Estas fontes, por sua vez, são utilizadas em larga escala pelas indústrias para prover o desenvolvimento e a qualidade de vida.
Em 2006 Al Gore, no filme Uma Verdade Inconveniente, alertou para o fato de que “se não mudarmos o rumo das formas atuais de geração de energia e de outros padrões de produção, em dez anos assistiremos a um descontrole geral no clima do planeta”.
Especialistas apontam como conseqüência do aquecimento global um aumento da temperatura da terra em 6% até 2100. Os efeitos desse aumento da temperatura terrestre serão catastróficos, mudando substancialmente as condições de vida para todas as espécies e a quase extinção de muitas outras. Com a redução dos serviços ambientais, muitos efeitos sociais e econômicos serão gerados para a civilização humana, além da elevação dos níveis dos oceanos, da intensidade e freqüência das enchentes e dos incêndios em florestas e parques.
Há muito já convivemos com esses fenômenos, mas a mudança mais significativa será na freqüência, na intensidade e nos locais onde eles ocorrerão.
Diante deste cenário estamos frente a um grande desafio para as sociedades, governos e empresas, que é o de atender as demandas de energia, necessárias para o desenvolvimento e qualidade de vida, sem assumir o risco de intensificar ainda mais as catástrofes.
Para superarmos este dilema especialistas alertam que será preciso diminuir a quantidade de Gigas Toneladas de Carbono emitidos na atmosfera, de 16 Gigas Toneladas previstas para 2050, para 9 Gigas Toneladas de Carbono no mesmo período.
Para atingir esta meta, alguns pontos fundamentais precisam ser pensados em conjunto pelos governos e pela sociedade civil. São eles:
A infra-estrutura de energia e habitação - triplicar o número de usinas a gás e nucleares e duplicar o de hidroelétrica, estimular a aplicação de técnicas de eficiência nas construções, desde a fase de projeto até a implantação e operação de prédios novos e antigos.
A infra-estrutura de transporte - aumento significativo do número de veículos de alta eficiência à base de hidrogênio e transporte de massa via ferrovia e combustíveis à base de biomassa.
O poder de escolha do consumidor - o estilo de vida deverá ser mudado e o uso sustentável de energia aplicado como, por exemplo, na utilização dos transportes públicos ao invés dos automóveis, na diminuição do uso de produtos descartáveis e na compra de eletrodomésticos que tenham consumo menor de energia.
Todos devem assumir integralmente a responsabilidade de apoiar e enfrentar as questões ambientais. Num mundo onde tudo é interligado, a economia depende de um meio ambiente em equilíbrio.
E o meio ambiente em harmonia permite olharmos para o futuro com uma distribuição de renda mais equilibrada, com inserção e ascensão social de muitas pessoas que hoje estão excluídas do processo possibilitando, assim, um crescimento legítimo da economia.

Capítulo 2 - Aquecimento Global

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Aquecimento Global - É o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra.
CO2 - Gás denominado de Dióxido de carbono.
GTC - Sigla utilizada para descrever a quantidade de toneladas de dióxido de carbono emitidas na atmosfera. Esta sigla significa giga tonelada de carbono. 1 giga tonelada de carbono equivale a 1 bilhão de toneladas de carbono.
IPCC - Internacional Panel on Climate Change. Em português, esta sigla significa Painel Internacional de Mudanças Climáticas.
Protocolo de Kyoto - Constitui-se de um tratado internacional com compromissos rígidos de vários países para a redução da emissão dos gases que provocam o aquecimento global.
Inserção social - Significa engajar a população em favor do coletivo, de modo que todos, sem exceção, possam ter acesso à informação, alimentação, saúde, educação, habitação, trabalho, renda e dignidade.
Reciclar - Ato de submeter determinado produto acabado a um novo ciclo de produção, cujo resultado será a origem de um novo produto com características físicas e/ou químicas distintas do produto que o originou.
Reusar - No contexto de gestão ambiental, este termo significa imprimir a determinado produto uma nova utilização, diferente daquela para a qual foi originalmente produzido, podendo-se, para isso, transformá-lo total ou parcialmente.
Sustentabilidade - Um meio de configurar a civilização e as atividades humanas, de tal forma que a sociedade e as suas economias possam suprir as suas necessidades e, ao mesmo tempo, preservar os ecossistemas naturais. Resumidamente, sustentabilidade significa promover o uso dos recursos naturais de forma a não prejudicar o seu equilíbrio. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade
Economia sustentável - Fazer negócios ambientalmente responsáveis e socialmente inclusivos de modo a beneficiar a comunidade de baixa renda e a empresa envolvida no empreendimento

Capítulo 03 – A Natureza e o Comportamento dos Sistemas Naturais

Resumo
O interesse dos cientistas em estudar os ecossistemas tem aumentado significativamente nos últimos anos, bem como o estudo dos impactos ambientais provocados pela intervenção do homem sobre os ecossistemas. Isto ocorre porque a atividade econômica e a qualidade de vida são diretamente dependentes dos serviços naturais.
É possível apontar duas perspectivas históricas sobre a relação do homem com a natureza: a visão da natureza benevolente e a visão da natureza intocável. A visão da natureza benevolente parte do princípio de que a natureza suporta tudo o que a espécie humana pode fazer. Já a visão da natureza intocável parte do princípio de que a natureza é frágil e incapaz de se refazer de qualquer impacto causado pelo homem.
Sabe-se que não há uma única visão correta e que as duas se complementam, uma vez que a natureza possui diversas formas de se comportar e manter os ecossistemas em equilíbrio. A natureza pode absorver pequenas alterações desde que determinadas variáveis, como por exemplo, a densidade populacional, os nutrientes, a diversidade de espécies, dentre outras, estejam dentro de níveis aceitáveis.
Os sistemas naturais possuem três características que podem ajudar a melhor compreender o seu funcionamento e melhorar a relação do ser humano com eles. Essas características são:
  1. Estabilidade e Resiliência: referem-se à habilidade dos ecossistemas de retornarem aos seus níveis de sustentabilidade após terem sido perturbados.
  2. Heterogeneidade Espacial: significa que os efeitos do impacto causado sobre o sistema ambiental não se manifestam, nem da mesma maneira e nem na mesma proporção, sobre toda a área atingida por este impacto. Até mesmo em espaços distantes da sua origem, podem existir reações no sistema ambiental.
  3. Variabilidade Dinâmica: representa a capacidade que os sistemas têm de sofrer constantes mudanças nas condições de equilíbrio e na composição das espécies. É a variabilidade dinâmica dos ecossistemas que determina, em parte, a sua estrutura, a sua diversidade e até mesmo a sua viabilidade.
É importante o estudo e o detalhamento dessas três características, porque elas podem facilitar a compreensão da capacidade de adaptação e sobrevivência dos ecossistemas. Um passo importante nesta direção é a adoção de políticas para gestão sustentável dos ecossistemas por meio do aumento do conhecimento humano sobre a sua dinâmica.
Proteger e melhorar nosso bem-estar futuro requer um uso mais sábio e menos destrutivo de nosso capital natural.

Capítulo 3 - A natureza e o Comportamento dos Sistemas Naturais

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Densidade populacional - é a medida expressa pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (comumente, animais). É geralmente expressa em habitantes por quilómetro quadrado.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Densidade_populacional. Acessado em: 18/06/2009.
Visão da Natureza Benevolente – é a crença de que a natureza suporta tudo o que a espécie humana pode fazer e que, independente do uso e dos danos causados em seus recursos naturais, estes sempre estarão disponíveis.
Visão da Natureza Intocável – é a crença de que a natureza é frágil e incapaz de se refazer de qualquer impacto causado pelo homem.
Estabilidade – no contexto ambiental significa a permanência dos sistemas naturais em um determinado estado por um determinado tempo.
Resiliência - no contexto ambiental significa a capacidade dos ecossistemas retornarem aos seus níveis de sustentabilidade após terem sido perturbados.
Heterogeneidade Espacial - significa que os efeitos do impacto causado sobre o sistema ambiental não se manifestam, nem da mesma maneira e nem na mesma proporção, sobre toda a área atingida por este impacto.
Variabilidade Dinâmica - representa a capacidade que os sistemas naturais têm de sofrer constantes mudanças nas condições de equilíbrio e na composição das espécies.
Recursos Naturais - são elementos da natureza, úteis para o Homem, com o objetivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia do Sol e do vento. Já a água, o solo e as árvores que estão sendo considerados limitados, são chamados de potencialmente renováveis. E ainda não renováveis, como o petróleo e minérios em geral.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Recursos_naturais. Acessado em: 18/06/2009.
Gestão Ambiental – é a administração do meio ambiente, alinhando toda a organização com o objetivo de preservar e/ou conservar os recursos naturais.
Capital Natural - é o patrimônio natural do planeta, ou seja, a totalidade dos recursos naturais oferecidos pelos ecossistemas.
Qualidade de Vida - é um termo empregado para descrever a qualidade das condições de vida das pessoas, levando em consideração fatores como a saúde, a educação, o bem-estar físico, psicológico, emocional e mental. Disponível em: Acessado em: 18/06/2009.
Gestão Sustentável – é a gestão que atinge um nível satisfatório de desenvolvimento social, econômico e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos naturais e preservando as espécies

Capítulos 04 – Objetivos do Milênio

Resumo
Em setembro de 2000, representantes de 189 países reunidos na sede da ONU (Organização das Nações Unidas) analisaram os maiores problemas mundiais nas esferas econômica, social e ambiental e propuseram um documento conhecido por “Declaração do Milênio”.
Na Declaração do Milênio foram estabelecidas metas ambiciosas para corrigir as deformações do planeta causadas pela desigualdade social e pela utilização predatória dos recursos naturais.
O documento apresenta oito objetivos básicos, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo, a serem atingidos até 2015 por meio de ações concretas de governos e sociedades do mundo todo.
  1. Erradicar a miséria e a fome.
  2. Universalizar o ensino básico.
  3. Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.
  4. Reduzir a mortalidade infantil.
  5. Melhorar a saúde materna.
  6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças.
  7. Garantir a sustentabilidade ambiental.
  8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
O último relatório anual de acompanhamento econômico, social e ambiental, realizado em 2007, confirma que o Brasil já alcançou a meta de redução da pobreza e que a desigualdade de renda do país vem diminuindo constantemente desde 1995.
No entanto, chegou-se à conclusão de que dificilmente as áreas menos favorecidas do planeta atingirão as metas de desenvolvimento humano estabelecidas pela Organização das Nações Unidas na “Declaração do Milênio”.
Algumas situações têm inibido a adoção de medidas práticas para promover as mudanças exigidas. Dentre elas, pode-se destacar: as complexas e conflitantes relações internacionais; a falta de entrosamento entre as representações sociais e a visão excludente da maioria dos donos do poder no universo político e empresarial.
Por outro lado, as organizações têm se preocupado em fazer a sua parte para que os objetivos traçados sejam atingidos com êxito. No caso da Anhanguera Educacional, a partir da análise das metas nacionais e internacionais em relação aos objetivos do milênio, ela vem contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos públicos envolvidos no processo, como alunos, professores, funcionários, fornecedores e comunidades.
O primeiro grande passo em direção à melhoria dos grandes problemas mundiais foi dado em 2000, com a elaboração da Declaração do Milênio. Mesmo que alguns dos objetivos não sejam atingidos até 2015, é importante que todos continuem fazendo a sua parte, e não apenas os governos e as empresas.

Capítulos 04 - Objetivos do Milênio

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
ONU - Organização das Nações Unidas, que foi fundada em 24 de outubro de 1945, por 51 países, logo após o final da Segunda Guerra Mundial. Sua sede é na cidade de Nova York.
Declaração do Milênio - é um documento que foi proposto e aprovado no ano de 2000 pela Organização das Nações Unidas para melhorar a vida de todos os habitantes do planeta no século XXI. A declaração está disponível em: http://www.unric.org/html/portuguese/uninfo/DecdoMil.pdf
Desigualdade Econômica – é um problema que afeta muitos países e provoca a desigualdade social. Significa a distribuição de renda de forma desigual, que ocorre quando a maior parte da riqueza fica nas mãos de uma minoria.
Recursos Naturais - são elementos da natureza, úteis para o Homem, com o objetivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia do Sol e do vento. Já a água, o solo e as árvores que estão sendo considerados limitados, são chamados de potencialmente renováveis. E ainda não renováveis, como o petróleo e minérios em geral.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Recursos_naturais. Acessado em: 18/06/2009.
Sustentabilidade Ambiental - significa promover o uso dos recursos naturais para o desenvolvimento humano de forma a não prejudicar o seu equilíbrio.
Desenvolvimento Sustentável – é um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaz as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Disponível em: http://www.catalisa.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=30&Itemid=59. Acessado em: 18/06/2009.
Igualdade de Gênero – significa a igualdade de direitos e de oportunidades entre homens e mulheres.
Responsabilidade Social - diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.

Capítulo 05 – Sustentabilidade

Resumo
A partir da Revolução Industrial a humanidade preocupou-se muito com a produção em massa, superestimando a capacidade do planeta de assimilar a exploração ilimitada dos recursos naturais e o poder dos ecossistemas de se reciclarem após a devastação.
Até o final do século XX, o mundo capitalista se preocupou com o progresso e o desenvolvimento, criando várias fábricas, incentivando o consumo e descobrindo formas eficientes de explorar a matéria prima dos sistemas naturais. O resultado disso foi um impacto ambiental nunca antes visto, que culminou na degradação do meio ambiente.
A Avaliação Ecossistêmica do Milênio expressa a necessidade de uma mudança radical e em curto prazo dos padrões de desenvolvimento, para que não ocorra uma tragédia em escala global. É necessário também equilibrar o planeta, as pessoas e o progresso, o que gera uma responsabilidade tripla entre governos, sociedades e empresas. Todos têm que fazer a sua parte.
Diante da iminência de efeitos danosos à economia mundial, como a perda de até 20% do Produto Mundial Bruto, fica evidente que estruturas empresariais, sociais e políticas terão que se adaptar para uma economia dentro dos parâmetros da sustentabilidade.
O conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e o homem e toda a biosfera que deles depende para existir.
As empresas, obviamente, não podem ficar alheias a esse movimento voltado à sobrevivência da civilização. As empresas devem pensar em projetos que gerem resultados além da filantropia, bem como inserir a gestão ambiental em seu planejamento de longo prazo.
As empresas têm que incluir em seu conceito de lucro as noções de Sustentabilidade e Sobrevivência. Uma empresa sustentável é aquela que tem o foco no capital financeiro sem perder de vista o capital natural e social.
A credibilidade de uma empresa está atrelada ao grau de responsabilidade que ela assume diante dos problemas que prejudicam o mundo. Isto é conhecido por responsabilidade moral da empresa.
As sociedades estão cada vez mais atentas às necessidades de preservação e sustentabilidade do mundo. Isto requer das empresas uma atitude de maior responsabilidade e transparência, bem como o desenvolvimento de projetos que atendam aos parâmetros de sustentabilidade.
Torna-se relevante que as empresas façam negócios sustentáveis e entendam e pratiquem a inclusão social, a melhoria de qualidade de vida e o uso consciente dos recursos naturais.

Capítulo 05 - Sustentabilidade

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Sustentabilidade - Um meio de configurar a civilização e as atividades humanas, de tal forma que a sociedade e as suas economias possam suprir as suas necessidades e, ao mesmo tempo, preservar os ecossistemas naturais. Resumidamente, sustentabilidade significa promover o uso dos recursos naturais de forma a não prejudicar o seu equilíbrio. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade. Acessado em: 03/07/09.
Desenvolvimento Sustentável – É um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaz as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Disponível em: http://www.catalisa.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=30&Itemid=59. Acessado em: 18/06/2009.
Responsabilidade Tripla – É a interação entre a sociedade civil, governo e empresas para a promoção da sustentabilidade.
Stakeholder – Termo utilizado para se referir àqueles que podem afetar ou são afetados pelas atividades de uma empresa.
Projetos Sustentáveis – São projetos que devem atingir um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos naturais e preservando as espécies.
Economia Sustentável - Fazer negócios ambientalmente responsáveis e socialmente inclusivos de modo a beneficiar a comunidade de baixa renda e a empresa envolvida no empreendimento.
Gestão Sustentável – É a gestão que atinge um nível satisfatório de desenvolvimento social, econômico e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos naturais e preservando as espécies.
1ª Revolução Industrial – Consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em níveis econômico e social. Iniciou na Inglaterra em meados do século XVIII e expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. Sua principal característica foi a substituição do trabalho artesanal pelo trabalho fabril decorrente da invenção da máquina a vapor, que possibilitou a produção em massa.
Produto Interno Bruto - O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores do potencial da economia de um país. Ele revela o valor (soma) de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida por um país em um determinado período, geralmente um ano. Disponível em:http://www.mundovestibular.com.br/articles/725/1/PIB---PRODUTO-INTERNO-BRUTO/Paacutegina1.html. Acessado em: 03/07/2009.
Capítulo 06 – Responsabilidade Empresarial
Resumo
A sustentabilidade significa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e o homem e toda a biosfera que deles depende para existir.
O conceito de sustentabilidade embasa o desenvolvimento sustentável, que é entendido como um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaz as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
O desenvolvimento sustentável, além de exigir das empresas o equilíbrio de objetivos econômicos, sociais e ambientais, implica em atuar num mundo tripolar, o qual envolve três dimensões fundamentais na sociedade: empresas, governos e sociedade civil.
A inclusão social e o empreendedorismo são exemplos de ações de desenvolvimento sustentável que devem ser consideradas pelas três dimensões fundamentais da sociedade. Entretanto, independentemente da dimensão, é importante que os projetos sejam incorporados de modo profissional e não apenas enquanto ações de filantropia ou paternalismo. Embora haja muitos exemplos de programas e projetos ditos sociais, raros são os que hoje realmente fazem diferença e geram mudanças necessárias.
Vários organismos nacionais e internacionais têm se mobilizado com o objetivo de definir diretrizes para garantir a responsabilidade das empresas na criação e aplicação de ações de desenvolvimento sustentável no seu planejamento estratégico.
Um exemplo disto é o Relatório Brundtland, que foi elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento com a finalidade de estudar e propor uma agenda global para que a humanidade concilie o desenvolvimento econômico com o enfrentamento dos principais problemas ambientais do planeta.
As organizações financeiras também passam por diversas transformações para se adequar às novas questões e dilemas de um mundo que caminha para a sustentabilidade. Bancos e seguradoras figuram entre as mais importantes fontes indutoras do novo modelo de desenvolvimento regidas pelo documento intitulado “Princípios do Equador”, que em linhas gerais condiciona a concessão de financiamento apenas para as empresas que assumam uma série de compromissos socioambientais.
No contexto da responsabilidade empresarial começa a emergir um modelo de Governança Corporativa, criado para definir as regras que regem o relacionamento dentro de uma companhia a fim de garantir os interesses de acionistas controladores, acionistas minoritários e administradores.
No âmbito social isso implica na construção de um novo perfil de cidadão, o cidadão responsável, que passa a exigir tanto nas esferas governamentais quanto nas esferas empresariais, posturas mais adequadas do ponto de vista socioambiental.
No âmbito estatal o novo modelo de Governança Corporativa implica em mudanças nas formas de planejamento e execução das políticas públicas, através de parcerias público-privadas.
Na busca pela sustentabilidade a inovação possui um importante papel. A criação de inovações sustentáveis envolve prover e estimular o empreendedorismo e as visões alternativas de mundo, explorando novas idéias que considerem a sustentabilidade.
É importante que a aplicação da sustentabilidade na prática cotidiana das empresas seja normatizada. Com isso é possível alcançar um padrão de aplicação e mensuração das ações planejadas, bem como garantir uma maior transparência e um maior engajamento dos stakeholders.

Capítulo 06 - Responsabilidade Empresarial

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Relatório Brundtland – Foi o resultado do trabalho da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, com a finalidade de estudar e propor uma agenda global para que a humanidade concilie o desenvolvimento econômico com o enfrentamento dos principais problemas ambientais do planeta.
Governança Corporativa – Termo criado para definir as regras que regem o relacionamento dentro de uma companhia para garantir os interesses de acionistas controladores, acionistas minoritários e administradores. Portanto, regula a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.
Desenvolvimento Sustentável - Um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades.
Inclusão Social – Significa oferecer aos mais necessitados oportunidades de participarem da distribuição de renda do País, dentro de um sistema que beneficie a todos e não somente uma camada da sociedade. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_social. Acessado em: 08/07/09.
Status quo – Termo em latim que é utilizado para definir o estado de coisas ou situações.
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) - É um dos mecanismos de flexibilização criados pelo Protocolo de Kyoto para auxiliar o processo de redução de emissões de gases do efeito estufa ou de captura de carbono (ou sequestro de carbono) por parte de alguns países. Disponível emhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Mecanismo_de_Desenvolvimento_Limpo. Acessado em: 03/07/09.
Sequestro de Carbono – É o processo de remoção de gás carbônico da atmosfera.
Índice Dow Jones de Sustentabilidade (IDJS) – É um conjunto de índices que avaliam o desempenho financeiro de empresas de capital aberto líderes em sustentabilidade, por área geográfica e por setores industriais.
Inovações Sustentáveis - Exploração de novas idéias que considerem a sustentabilidade.
Princípios do Equador – Documento lançado em 2003 e que condiciona a concessão de financiamento apenas para as empresas que assumam uma série de compromissos socioambientais.
Capítulo 07 – Marketing Sustentável
Resumo
A sociedade está cada vez mais consciente quanto à necessidade de que pessoas, governos e empresas privadas promovam ações de sustentabilidade para a sobrevivência do meio ambiente e, conseqüentemente, da humanidade.
Este panorama, no qual a responsabilidade socioambiental é assunto da mais alta preocupação, desenvolve nos consumidores atitudes de consumo responsável, exigindo de governos e empresas privadas que promovam a sustentabilidade.
O marketing sustentável diz respeito às ações que contribuem para a incorporação da responsabilidade social e ambiental à imagem da empresa, colaborando assim para o seu crescimento. Ele permite que as empresas se destaquem frente àquele consumidor que tem preocupações com a sustentabilidade.
Além disto, permite que as empresas lidem com o excesso de marcas e tecnologia e que obtenham sucesso no mercado.
O marketing sustentável deve estar diretamente apoiado em preceitos éticos e responsáveis. O consumidor consciente sabe a diferença entre campanhas de caridade e de marketing sustentável, pois vive em um mundo conectado pelas tecnologias da informação, em que todos sabem tudo sobre todos e em tempo real.
Há evidências de que a sustentabilidade está se inserindo na formação da marca e da reputação. Além disto, o processo de integração do desenvolvimento sustentável na atividade produtiva não é responsabilidade apenas da área de comunicação, muito menos dos especialistas em meio ambiente, ele envolve toda a organização, desde a presidência até os degraus mais baixos da hierarquia.
No entanto, no universo da sustentabilidade, os profissionais de comunicação e marketing têm a obrigação de desenvolver mensagens honestas e fundamentadas nas competências da empresa e nos recursos financeiros realisticamente destinados a melhorar seu desempenho social e ambiental. Os produtos e serviços elaborados com base na sustentabilidade só terão apelo se estiverem clara e consistentemente conectados com os valores e a missão da empresa.
Construir uma marca, um produto ligado às questões sociais e ambientais facilita, e facilitará cada vez mais, o relacionamento com as comunidades, os governos, a fidelização dos clientes, o recrutamento e aproveitamento dos melhores profissionais e a manutenção do moral das equipes num patamar alto.

Capítulo 07 - Marketing Sustentável

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Ativos tangíveis – são os valores da empresa que são formados por seus recursos físicos e financeiros.
Ativos intangíveis - são os valores da empresa que são formados por seus recursos que não têm substâncias físicas, mas têm valor econômico.
Marketing – Segundo Kotler e keller (2006), o marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta, e da livre troca de produtos e serviços de valor com o outro.
Marketing Sustentável – Diz respeito às ações que contribuem para a incorporação da responsabilidade social e ambiental à imagem da empresa, colaborando assim para o seu crescimento.
Missão da empresa - Refere-se ao propósito da empresa. É uma descrição precisa do que a organização faz e o negócio no qual está inserida.
Valores da empresa - são as qualidades, princípios ou crenças que servem de guia para as ações da empresa. Servem, portanto, como critérios para o comportamento, atitudes e decisões de todas as pessoas que, no exercício de suas responsabilidades, estejam executando a missão da empresa.
Ciclo de vida do produto – estratégia utilizada para analisar os estágios pelo qual um produto passa, desde seu começo até o seu fim. Serve para analisar o desempenho de vendas do produto ao longo do tempo e é dividido nas seguintes etapas: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Capítulo 08 – Educação Ambiental

Resumo
Nos últimos séculos, o homem foi responsável pela exploração indiscriminada dos recursos naturais e pelas práticas predatórias na utilização do meio ambiente, sem se preocupar em estabelecer limites e critérios apropriados, consumindo e destruindo o ambiente que nos cerca e nos provém a vida.
O modelo de desenvolvimento praticado tem levado à produção de níveis alarmantes de poluição do solo, ar e água, destruição da biodiversidade animal e vegetal e ao rápido esgotamento das reservas minerais e demais recursos naturais em praticamente todas as regiões do globo.
No entanto, nos dias atuais, já somos capazes de perceber que esse comportamento exterminará nossa sociedade e nossa raça. Portanto, temos o dever de prover às gerações atuais e futuras, os meios necessários para compreender os desafios e os problemas, e contribuir de forma decisiva para a solução e para a busca de novos horizontes que nos leve a sustentabilidade.
A sustentabilidade nos dias de hoje é um assunto muito divulgado e discutido em todas as camadas sociais, políticas e empresarias. Entretanto, poucas pessoas sabem como levar uma vida mais sustentável ou o que isso significa. A noção de sustentabilidade implica em uma inter-relação necessária de justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e a ruptura com o atual padrão de desenvolvimento.
A criação de uma mentalidade sustentável nas pessoas e nas empresas passa necessariamente pela divulgação de uma cultura de sustentabilidade que se espalhe por todo o planeta, por meio da educação ambiental.
Educação ambiental é o conjunto de processos por meio dos quais há a construção de valores coletivos e individuais, conhecimentos e habilidades voltados para conservação do meio ambiente que é bem de uso comum de um povo.
Nos diferentes setores sociais há uma forte tendência em reconhecer o processo educativo como uma possibilidade de provocar mudanças e alterar o atual quadro de degradação do ambiente com o qual nos deparamos.
O acesso à educação ambiental torna os indivíduos co-responsáveis na promoção do desenvolvimento sustentável e da cidadania. Com isso, conclui-se que somos responsáveis tanto pelos problemas quanto por suas soluções e, como cidadãos globais, devemos nos preocupar com a coletividade e com a execução de ações de responsabilidade social e ambiental que promovam a qualidade de vida.

Capítulo 08 - Educação Ambiental

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Biodiversidade – Termo que descreve a riqueza e a variedade do mundo natural.
Educação Ambiental – É o conjunto de processos por meio dos quais há a construção de valores coletivos e individuais, conhecimentos e habilidades voltados para conservação do meio ambiente que é bem de uso comum de um povo.
Cidadão Global – É um cidadão preocupado com a coletividade e consciente dos seus direitos e deveres. Sua responsabilidade social e ambiental tem como objetivo maior o bem comum.
Sociedade Sustentável – É um sociedade cujos cidadãos são conscientes da responsabilidade em relação à sustentabilidade e que praticam ações para promovê-la.
Sociedade de Risco – É uma sociedade cuja produção pode representar riscos ao meio ambiente e à integridade das pessoas.
Qualidade de Vida - É um termo empregado para descrever a qualidade das condições de vida das pessoas levando em consideração fatores como a saúde, a educação, o bem-estar físico, psicológico, emocional e mental. Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade_de_vida. Acessado em: 16/07/2009.
Degradação Ambiental - Termo relacionado ao uso inadequado de recursos naturais provocando sua destruição.
Equilíbrio Ambiental - É o estado de um ecossistema onde a fauna e a flora são mais ou menos constantes, mostrando assim, uma relação de dependência e ajuste complexo entre as duas. No equilíbrio ambiental, vários elementos naturais, estão em equilíbrio, mantendo assim, a continuidade das espécies e o ecossistema ajustado.

Nenhum comentário: